A climatização radiante é uma tecnologia inovadora que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, em Portugal e no mundo, devido à eficiência e conforto que traz ao espaço onde é instalada.
Além de ser um sistema de climatização sustentável e saudável, é uma alternativa aos sistemas de aquecimento tradicionais.
Esta tecnologia pode ser instalada em tetos, paredes e em pisos. Os campos de aplicação são vastos, o que a torna extremamente polivalente.
Tanto as novas construções, como as reabilitações de moradias, apartamentos e espaços públicos podem usufruir da climatização radiante. Até os recintos desportivos e pavilhões industriais podem utilizá-la, pois esta solução garante a normalidade das atividades dentro destes espaços, mesmo em condições meteorológicas severas.
Os materiais utilizados na construção do sistema radiante podem variar mediante cada caso. No entanto, o modo de funcionamento é semelhante: as serpentinas são integradas a um painel que, por efeito radiante, fazem circular a água no seu interior, aquecendo ou arrefecendo as superfícies onde estão instaladas.
Vantagens da Climatização Radiante
Não há margem para dúvidas que a principal vantagem da climatização radiante é o conforto que proporciona uma experiência de bem-estar térmico natural que não se encontra noutros sistemas de climatização. Além disso, permite que a temperatura se mantenha constante e uniforme em todas as divisões ao longo do ano, garantindo estabilidade térmica e reduzindo a perda de energia, bem como as oscilações de temperatura.
Com um único sistema capaz de aquecer e arrefecer o ambiente, esta tecnologia torna-se ideal para todas as estações, proporcionando conforto e eficiência em qualquer época do ano.
A todas estas vantagens mencionadas, destacamos também:
- Qualidade do Ar: Como o sistema não depende de ventiladores, há menos movimentação de ar, o que ajuda a manter a qualidade do ar interior, reduzindo a proliferação de organismos patogénicos ou alergénicos.
- Aumento do espaço útil: Por esta solução ser embutida nas paredes, tetos ou pisos, não ocupa espaço útil do local.
- Estética: Com a climatização radiante integrada nas superfícies, ganha-se maior liberdade para criar e decorar os espaços, já que não há interferência de equipamentos visíveis. A compatibilidade desta tecnologia com diversos tipos de revestimento aumenta ainda mais as opções decorativas.
- Sistema silencioso: Acabaram-se as preocupações com os ruídos gerados pelos sistemas de climatização tradicionais. Esta tecnologia permite-lhe estar no espaço sem ser incomodado por esses barulhos.
- Versatilidade: Seja uma construção nova ou uma reabilitação, a climatização radiante pode ser aplicada em espaços públicos, comerciais, industriais, residências ou de serviços.
- Manutenção reduzida: Este sistema não necessita de uma manutenção constante. Contudo, é recomendado que pontualmente seja feita uma verificação de instalação para garantir o seu correto funcionamento e evitar falhas ou avarias no circuito hidráulico e fonte térmica.
- Consumo económico: Ao livrar-se dos tradicionais sistemas de climatização, a energia elétrica consumida é reduzida. A climatização radiante usa fontes térmicas mais eficientes, tais como bombas de calor, e também pode ser integrado e apoiado por via de sistemas solares térmicos.
- Aquecimento e arrefecimento: Esta solução permite tanto aquecer como arrefecer o espaço onde se encontra.
- Fácil inspeção: No caso do teto radiante, o acesso ao seu sistema é simples e prático, não sendo necessário desligá-lo.
- Rápida instalação: Por norma, os painéis radiantes para teto já vêm pré-montados da fábrica, pelo que a sua instalação se torna muito mais fácil e rápida.
2025-08-22




